Se você é apaixonado por animais e quer abrir o próprio negócio, talvez um espaço para banho e tosa seja uma ótima opção. Além disso, os pet shops são segmentos que vem ganhando cada vez mais espaço no coração dos empreendedores.
Além disso, esses espaços deixam de ser apenas locais para banho no pet, com a modernização e busca crescente por espaços pet friendly, os pet shops tem se tornado locais para a compra de ração, brinquedos, banho e tosa, atendimentos veterinários e até mini shoppings para animais.
Contudo, na hora de organizar um para banho e tosa, é fundamental seguir algumas regras que farão do seu negócio ainda mais assertivo. Por isso, preparamos algumas dicas de como organizar um banho e tosa.
Conheça o passo a passo de como organizar um banho e tosa:
A organização de um banho e tosa vai muito além de apenas arrumar as prateleiras com os produtos e fazer o agendamento e atendimento dos clientes.
- Gerencie bem a equipe:
Ao montar um banho e tosa é importante saber gerenciar a equipe, é importante que os funcionários sigam seu próprio planejamento de tarefas, assim eles não ficam sem desempenhar nenhuma função por falta de tarefas e nem acabam sobrecarregados.
A melhor forma de fazer isso é elaborando um planejamento de tarefas necessárias para o estabelecimento e pensar quais tarefas cada colaborador irá desempenhar. É fundamental que a equipe esteja em sintonia.
2.Analise o fluxo de caixa diariamente:
Analisar diariamente o fluxo de caixa é uma garantia de mais certeza financeira. Fazer o fluxo de caixa todo dia garante maior controle financeiro, e com isso é possível garantir um valor monetário para possíveis emergências.
3. Fidelize os clientes:
Busque maneiras de fidelizar os clientes, para isso é possível criar programas de fidelidade, promoções e descontos. Além disso, não se esqueça que o atendimento é umas das melhores formas de “fazer amizade com os clientes” e garantir fidelidade.
- Elabore cadastros de clientes:
Outra ideia bacana é criar um cadastro com todos os tutores e animais que passarem pelo estabelecimento, dessa forma será possível enviar emails, promoções e agendar consultas.
- Organize os produtos corretamente:
Uma boa forma de organizar seus produtos em prateleira é garantindo que o produto que gera maior rentabilidade esteja em evidência, contudo, deve ficar no final da loja.
A estratégia é baseada em colocar na frente vários produtos que possam ser atrativos ao cliente, à direita do corredor, o ideal é que fiquem organizados os produtos de venda fácil, como rações e petiscos.
- Trabalhe no visual da loja:
Para isso, a melhor forma de chamar a atenção do cliente é proporcionando uma vitrine atrativa, que mostre com clareza o que a loja oferece. Caso a loja não tenha vitrine, se organize de forma a chamar a atenção do cliente já na entrada.
- Seja amigo do meio ambiente:
Sustentabilidade é um termo que tem crescido muito nos últimos anos e os estabelecimentos de banho e tosa não devem ficar atrás nessa alternativa tão importante. Contudo, o grande consumo de água e energia elétrica, necessários para a realização de procedimentos médicos e de higiene dos animais, tem sido um dos maiores desafios para o setor.
Uma das formas de reduzir os gastos com a conta de luz é a instalação de lâmpadas de led. Além disso, os chuveiros elétricos podem ser substituídos por chuveiros a gás. Os secadores possuem maior resistência, coisa que contribui para mais gasto de energia, no entanto, já existem sopradores modernos com a função de reduzir o tempo de secagem do pêlo dos pets. Inclusive, se o seu espaço conta com hotel para cachorros, essas dicas também servirão para ele.
Executou essas mudanças pró-meio ambiente? Informe seus clientes sobre isso – sem se vangloriar, mas mostrando a sua preocupação.
- Se organize pelo tipo de serviço:
Uma das formas de organizar a agenda com mais facilidade é determinando o tipo de serviço prestado e a quantidade de atendimentos. Sendo assim, é possível verificar na agenda quantos serviços foram agendados e de quais tipos, quais os mais demorados.
- Determine um número de atendimentos diários:
Calcule o tempo de cada serviço e se organize de forma a determinar uma quantidade de atendimentos diários que podem ser feitos. Lembre-se de quanto maior o tempo, melhor o serviço e mais contente o cliente ficará.
- Personalize os atendimentos:
Se você tem clientes fiéis, crie uma lista para cada tipo de cliente, dessa forma será mais fácil proporcionar um bom atendimento e com maior agilidade para clientes específicos. Por exemplo, alguns animais necessitam de produtos específicos para a raça ou tipo de pêlo. Com esta dica fica mais fácil deixar tudo separado para quando o cliente chegar.
Curtiu essas dicas de como organizar seu banho e tosa de forma mais eficiente e econômica? Agora que tal botar o negócio em prática?