Os cachorros consumem alimentos similares aos dos seres humanos, entretanto, é necessário ter cautela nesse sentido.
Em nosso dia a dia, estamos acostumados a consumir alimentos que, em excesso, já trazem malefícios à nossa saúde, sendo:
- Gorduras;
- Açúcares;
- Cafeína;
- Massas.
Para manter seu cachorro saudável, a seguir, listamos alguns dos alimentos e bebidas que devem passar longe do cardápio do seu bichinho de estimação.
1 – Leite e derivados
Os animais também podem ser intolerantes à lactose, de modo que o consumo do leite é capaz de levar a diversos problemas digestivos, além de vômitos e diarréias.
Por isso, iogurtes, queijos e derivados e comida pronta encontram-se entre as restrições, não sendo alimentos totalmente proibidos, mas é importante evitá-los.
2 – Carnes, ovos e ossos crus
Quando cruas, as carnes correm o risco de estarem contaminadas por bactérias, como a salmonella, ocasionando problemas que envolvem intoxicação alimentar.
Já os ovos crus carregam uma enzima que desfavorece a absorção de biotina, que acarreta irritação e sensibilidade na pele quando insuficientes no organismo do cachorro.
Por fim, os ossos são perigosos uma vez que podem fazer com que o animal se engasgue, ficando presos no tubo digestivo quando engolidos.
3 – Massas em geral
Seja na preparação de massa de bolo ou de pão artesanal, lembre-se de que há um processo de fermentação alcoólica envolvido, a levedura, sendo perigoso para o seu cão.
Isso porque o álcool pode causar uma intoxicação no animalzinho, sem contar os açúcares acrescentados nesse processo. Portanto, jamais dê esse tipo de massa a ele.
4 – Cebola e alho
Ainda que a cebola e o alho sirvam como temperos para nossa alimentação, ambos são capazes de causar irritações gastrointestinais em cachorros, levando a danos nas células sanguíneas e, consequentemente, à anemia.
5 – Alimentos muito gordurosos
Desde pizzas, batatas fritas, até o mais simples bolo de cenoura caseiro de sobremesa, devem ser evitados pelo seu cachorro.
Isso porque as frituras e gorduras em geral podem ocasionar pancreatite, que é uma inflamação no pâncreas do animal.
Caso ainda tenha dúvidas dos alimentos que seu cão pode ou não comer, lembre-se de que a opção mais segura é a variedade de rações existentes no mercado hoje.