Pelos de gato costumam se espalhar por todos os lados da casa: roupas, mobília, tapetes, arranhadores, na tela da TV etc. Você provavelmente fica coberto com eles também e é normal que isso aconteça; ainda mais se você leva seu bichano frequentemente ao hospital veterinário para um check up e conferir que está tudo certo com ele.
Para minimizar essa situação, confira as dicas a seguir:
1. Use um rolo de fiapos
Passe o rolo de fiapos nas suas roupas ou uma luva de borracha. Caso o rolo de fiapos esteja vazio, use fita adesiva ou fita de embalagem. Aplique-o nas suas roupas, com o lado adesivo para baixo e observe os pelos desaparecerem.
2. Use um aspirador de pó com acessório removedor de pelos de animais
Muitos aspiradores têm escovas especiais para remover pelo de animais de móveis e tapetes. Você pode obter um vácuo perfeito de remoção de pelos de animais de estimação por um preço razoável.
3. Use uma luva removedora de pelos de gato
Esse item é uma luva especial, usada em banho e tosa gato.
Ela tem uma superfície emborrachada que você pode esfregar em móveis ou roupas de cama. É melhor para limpezas rápidas em vez de grandes projetos de remoção de pelos.
Se você precisar fazer uma limpeza de emergência (porque os sogros estão chegando em 15 minutos), basta usar uma borracha de látex ou uma luva de borracha, que o efeito será o mesmo.
4. Use vinagre branco
Caso você tenha roupas ou colchas pesadas, adicione meia xícara de vinagre branco ao ciclo de lavagem ao lavar a roupa.
O vinagre solta os pelos das fibras do tecido. O único problema com o vinagre é o cheiro, por isso experimente um saquinho floral natural quando as roupas estiverem na secadora ou seque-as ao sol.
5. Use uma secadora de roupas antes da lavagem
Coloque suas roupas na secadora no modo de aquecimento antes de jogá-las na máquina de lavar. O movimento de tombamento solta o pelo de gato e o prende no filtro de limpeza.
Limpe esse filtro antes de secar as roupas, porque um filtro entupido diminui a eficiência de secagem e pode causar um incêndio.
6. Use vassoura de borracha ou escova de carpete
Caso você tenha tapetes, uma vassoura de borracha ou uma escova de carpete pode fazer maravilhas na remoção de pelos de animais de estimação que os aspiradores de pó talvez não consigam pegar.
Nessa situação, sapatos com sola de borracha e com desenhos de nível também auxiliam a juntar os pelos para ajudar no processo de remoção.
7. Use um pano úmido
Não adianta fazer um adestramento de cães com o seu gato para que ele não suba mais nos móveis. Ele simplesmente vai ignorá-lo.
Então, um pano umedecido é uma ferramenta indispensável para remover pelos da mobília.
Para isso, basta umedecer uma toalha ou uma esponja e esfregá-la nos móveis. O pelo vai se unir em bolas e serão facilmente removidas das superfícies.
Outras dicas para lidar com os pelos
Às vezes, no entanto, você simplesmente não tem tempo para limpar o pelo do gato que estão espalhado por casa toda, então você pode usar roupas com cores estratégicas que não denunciam que estão com pelos grudados por todos os lados, além e tecidos e cores específicas. Confira:
- Evite cores saturadas;
- Tente utilizar tapetes orientais;
- Coberturas de móveis laváveis;
- Tecidos que não grudam pelo.
Figuram entre as cores saturados o preto, tons brilhantes, vinho e similares, que tendem a mostrar mais os pelos do seu gato, principalmente se os pelos forem brancos.
Embora geralmente tenham paletas de cores vivas, os padrões presentes nos tapetes orientais escondem bem os pelos do gato.
Com relação a cobertura de móveis, um revestimento de fórmica ou pedra torna a sua vida muito mais fácil quando chega a hora de tirar o pó e os pelos dos gatos.
Tecidos Tweedy ou tecidos com cores neutras em vários tons podem esconder uma infinidade de manchas e pelos. As tapeçarias batik como capas de móveis também são ótimas para esse fim.
Outros tapetes padronizados também podem funcionar. Apenas não use cores muito claras, porque os padrões não vão esconder o pelo do gato se o tapete for branco, bege e cinza claro, por exemplo. Tapetes de cores claras também mostram sujeira facilmente.
Agora, se você quiser levar o seu gato para um pet shop banho e tosa, você pode fazê-lo. Mas lembre-se que você só deve tosar um gato em situações muito específicas. Pode haver momentos em que seu gato precisa ser raspado, devido ao desconforto dos pelos caindo nos olhos ou quando ele vai fazer alguma cirurgia.
Escovação diária e alimentos de qualidade podem evitar algumas das outras razões pelas quais você gostaria de considerar o procedimento, mas sempre deixe a tesoura para um profissional treinado.
Lembre-se que alguns gatos podem ficar estressados e os pelos podem cair mais do que o normal. Um médico veterinário sempre deve ser consultado nesses casos.
Uma outra medida nesse sentido é recorrer ao Day care canino ou para gatos, pois ele vai interagir com outros pets e realizará atividades físicas adequadas para ele.
Vale destacar ainda que a optar por um day care é ainda mais benéfico para os donos que passam o dia fora.
Por fim, como os gatos não são conhecidamente fãs de banho, leve-o para um pet shop apenas se ele gostar muito ou se não estiver se asseando como deveria, por algum motivo de doença e se acabou de sair de um hospital veterinário do olho.