Ter um bicho de estimação não é tão fácil como alguns pensam. Inúmeros esforços envolvem o cuidar dos nossos amigos, se queremos que eles tenham uma vida agradável, como os cuidados com banho e tosa.
Alguns exemplos desses cuidados podem ser:
- Alimentação saudável e regular;
- Espaço para o conforto;
- Diversão;
- Visitas a clínicas veterinárias, sempre que necessário;
- Passeios constantes, principalmente se o ambiente em que ele vive for pequeno;
- Banho e tosa constantes.
E é justamente sobre o último ponto que trataremos aqui. Fique atento para saber fácil e detalhadamente algumas dicas imperdíveis sobre tosa e banho para o seu querido animal.
Para começar, vamos falar da importância do banho e tosa. O primeiro a ser pontuado é que as raças têm variados tempos certos para banho e cada pelo tem um corte específico!
O banho é muito importante e deve ser um hábito recorrente na rotina do seu pet e, assim como a tosa, devem ser realizados preferivelmente por profissionais capacitados que tomem cuidado com seu animal: pele, olhos, dentes, pelos, etc. Tudo isso tem que estar presente no banho para prevenir a presença de fungos e bactérias. Ao higienizar o bicho de estimação, você está ajudando a controlar a oleosidade natural dos pelos, além de deixá-los mais cheirosos.
Qual é a frequência ideal para o banho?
Como dito, a frequência varia de acordo com a pelagem e a raça do seu amiguinho. O que se recomenda, são intervalos não inferiores a uma vez por semana, independentemente do tipo de pelagem, ao menos que o cão ou o gato esteja passando por algum tratamento dermatológico e o veterinário exija. Alguns toques:
- Cães de pelo curto: banho de 2 em 2 meses;
- Cães de pelo longo: 1 a 4 vezes por mês;
- Cães de pelo volumoso: 1 a 2 vezes por mês.
Um cuidado especial se deve ter com os filhotes: se ainda não estão todos vacinados, é melhor evitar encaminhá-los ao pet shop devido à baixa imunidade, uma vez que pode tornar o contato com outros animais, arriscado. Neste caso, antes do recomendado por muitos veterinários (esperar 2 a 3 meses), pode-se optar pelo Banho pet a domicilio, uma espécie de Banho e tosa delivery, sistema que tem aparecido hoje em dia, não só oferecido por pet shops, mas também por empresas especializadas que podem até contar com aplicativos.
Não se deve esquecer que os dentes e as unhas fazem parte do banho e da tosa!
Os dentes devem ser higienizados toda semana com escova e creme apropriados para animais e se recomenda que seja realizada essa higienização na mesma hora do banho. Assim como o banho, o corte de unha também deve, preferivelmente, ser realizado por profissionais especializados, e o Banho e tosa móvel estão aí para isso! Banho e tosa móvel sp é fácil de encontrar, com os mais diversos preços. Basta pesquisar, uma vez que São Paulo e região já possuem esses serviços!
Qual seria a frequência ideal para a realização da tosa?
Para a tosa, é importante também levar em conta o tipo de pelo de cada raça, assim como no banho!
- Caso o pelo seja longo, aconselha-se um intervalo de 45 dias;
- Caso o pelo seja variado, aconselha-se um intervalo de 2 a 3 meses;
- Prestar atenção no clima.
Não se deve esquecer que a pele, por si só, também funciona como isolante térmico. Apesar disso, o pelo está lá não somente para proteger do frio.
A tosa na máquina conta com cortes feitos por meio de determinadas lâminas. O número de lâminas está relacionado ao comprimento, para mantê-lo uniforme. A tosa na tesoura é outro meio quando se quer diminuir o comprimento dos pelos, independente da uniformidade.
Independentemente de onde você esteja, o mais adequado a se fazer é procurar os profissionais capacitados e mais bem preparados para cuidar dos seus bichinhos, antes mesmo de tirar qualquer conclusão com nossas dicas! Banho e tosa a domicilio sp zona sul pode ser encontradas ainda mais facilmente, pois há empresas preocupadas em oferecer o melhor serviço, ainda mais contando com a inovação dos deliverys de banho e tosa. As imediações de São Paulo também estão bem servidas: Banho e Tosa em Guarulhos, no ABC, entre outros locais. Esperamos que essas dicas ajudem e que seu amigo fique bem cuidado, tosado e cheiroso!