Os animais domésticos estão no seio da sociedade convivendo com os humanos há muito tempo, são companheiros, dóceis e quando devidamfente treinados, podem ser guardiões e protetores de seus cuidadores.
O mundo dos animais de estimação é amplo e variados, com criadores de aquários para decoração ambiente com diferentes raças de peixes e treinadores de pássaros que servem como caçadores de roedores na área rural.
Outros animais também foram domesticados, como porquinhos da índia, hamsters, furões e lagartos, até mesmo cisnes e patos fazem parte da paisagem bucólica de algumas residências afastadas dos grandes centros urbanos.
O que mais se encontra, na verdade, são os cães e gatos. Esses fazem parte de muitas famílias, sendo tratados com todo zelo e carinho que eles merecem.
Os cuidados voltados para os animais refletem em responsabilidade, com disponibilidade de alimentos adequados, água e um cafuné sempre que possível.
Alimentação regulada de forma automática para animais
As pessoas que contam com uma companhia animal no dia a dia precisam adequar os horários para que os bichinhos não fiquem sem comer por causa de compromissos profissionais ou sociais de seus cuidadores.
Assim como outros objetos domiciliares, os equipamentos voltados para os animais domésticos evoluíram e agora é possível atrelar tecnologia até mesmo na hora da alimentação dos animais.
É possível encontrar em lojas especializada um dispenser de ração automatizado, com acesso por meio de aplicativos que despejam uma porção de ração em horário pré-determinado ou o cuidador pode liberar a quantidade conforme o acesso do aplicativo.
Sem muita tecnologia, mas, ainda assim muito útil para aqueles que passam bom tem do dia longe da residência, há vasilhas ou potes de comedouro para animais domésticos que possuem um reservatório para as rações e libera as porções conforme o cachorro ou gato se alimentam.
Os tutores dos animais precisam verificar algumas características essenciais para manter um dispenser ração adequado, como:
- Porte do animal;
- Número de refeições diárias;
- Espaço adequado para alimentação;
- Fácil higienização.
O comedouro deve ser resistente e com peso adequado para suportar a quantidade adequada por certo tempo, com características que não interfiram na qualidade da porção.
Todos os espaços devem ser selados, para evitar a entrada de insetos, como formigas e baratas, o que pode causar reações indigestas nos animais domésticos.
Cães possuem equipamentos apropriados
A inteligência animal é algo surpreendente e pode ser percebido na convivência diária com os cães e gatos.
As empresas que trabalham no ramo veterinário reconhecem isso e desenvolvem equipamentos que ajudam na domesticação e até mesmo na hora de se alimentar.
Para estimular ainda mais o adestramento de um cachorro, por exemplo, lojas especializadas em equipamentos e brinquedos para pets oferecem um porta ração dispenser com alavanca que pode ser acessada pelo bichinho assim que sentir fome.
Dessa maneira ele se alimentará sempre que achar necessário, mas é preciso paciência e treinamento adequado.
Na hora da visita à clínica veterinária pode ser necessário alguns equipamentos para a segurança do animal e dos tratadores, como os funcionários veterinários. Por isso, a focinheira e a coleira são indispensáveis no momento da vacinação.
Se o animal passar por algum procedimento cirúrgico, como a castração, o uso de um colar elizabetano cachorro é ideal para evitar que o mesmo tenha acesso ao corte, ao menos até a cicatrização.
Dessa forma, o espaço fica protegido contra lambidas e cause ferimentos que podem ajudar ainda mais a recuperação do animal.
Elementos de proteção ajudam em tratamento de animais
Os gatos possuem ainda mais elasticidades do que os cães. Como são mais destemidos na arte de andar sobre móveis mais altos ou mesmo subindo em árvores e telhados, o risco de sofrer um acidente são maiores.
Quando necessário passar por uma visita a uma clínica veterinária, o uso de colar elizabetano gato também é indicado, tanto para a proteção dos animais quantos dos profissionais que farão o atendimento.
Esse elemento ajuda na proteção para evitar que os animais façam uma remoção, às vezes mesmo que involuntária, de pontos de cirurgias por causa da castração ou outra intervenção cirúrgica para saúde do gatinho ou gatinha.
Caso o animal tenha se machucado na residência em que vive, o tutor deve comprar colar elizabetano para gatos ou fazer um com materiais caseiros, para que possa transferir até a clínica veterinária e ser tratado de maneira adequada.
Cuidar dos animais domésticos é uma experiência revigorante, pois o carinho repassado é genuíno e gratificante.