Algumas brincadeiras para cachorro são simples e essenciais em qualquer fase da vida do animal, pois é um momento de carinho, descontração e ligação para com o seu dono. Já em relação aos filhotes, auxilia no gasto de energia acumulada.

Uma das brincadeiras que você pode acrescentar no dia a dia, é arremessar a bolinha e fazer com que o animal a pegue. Essa atividade é a mais famosa das brincadeiras e que está entre as preferidas dos filhotes e de cachorros de qualquer idade.

Fazer o pet ir e vir atrás da bolinha que foi atirada, vai deixar o pet mais feliz e calmo devido ao gasto de energia. O cabo de guerra também é outra brincadeira bastante aderida pelos donos, mas é necessário algum cuidado com a força empregada para que não machuque os dentes sensíveis do filhote.

Também brinque de forma carinhosa com eles para não instigar comportamentos agressivos. Somente segure um lado brinquedo e deixe puxar por outra ponta.

O pique esconde é outra brincadeira comum para os filhotes. O dono se esconde e fica chamando o animal pelo nome, de modo que ele possa ser treinado para identificar sua voz. Essa brincadeira ajuda o filhote a exercitar a rapidez. Vale lembrar que, ao encontrá-lo é recomendado oferecer um petisco como recompensa.

Recomenda-se também o incentivo em pular para pegar algum objeto. Dessa forma, apenas segure um objeto alto – pode ser um dos brinquedos para cachorro – e deixe o pet pular para alcançar.

Conheça as vantagens do frisbee

Jogar e brincar faz parte da rotina de seu cachorro, pois os jogos podem trazer muitos benefícios e, ainda, fortalece o vínculo entre cão e dono. Há vários tipos de jogos físicos e de inteligência que resultam em benefícios distintos.

frisbee é um prato voador que ao lançar no ar, faz com que o cachorro corra atrás para alcançá-lo. Entre as vantagens desse jogo é possível citar: ativação das as articulações, inventivo para correr e saltar, além de aplicar termos de disciplina.

Este jogo também garante a melhora dos reflexos e aumenta a atenção, pois jogar frisbee deixa o cão atento ao disco para pegar, melhorando a capacidade de entendimento.

O jogo faz gastar muita energia e controla, desse modo, bastante de seus comportamentos indesejados. Uma última vantagem é aliviar o estresse, pois esse sentimento é muito corriqueiro quando o pet permanece longos períodos em ambientes fechados sem praticar exercícios.

Saiba mais sobre os petiscos para cachorro

Em primeiro lugar, o proprietário do pet precisa se atentar ao rótulo dos petiscos, pois alguns ingredientes não são indicados. No mercado existem vários tipos de petiscos para cachorro, dos quais também podem ser encontrados em pet shops.

São diversos sabores, texturas, formatos e aromas, que são fabricados especificamente para atender a todas as raças de cães, porém, infelizmente não são todos que podem trazer benefícios à saúde do animal.

Todos os petiscos baratos ou não, são feitos para o consumo do pet, no entanto, às vezes, o problema está na composição do produto.

Por esta razão, recomenda-se ficar de olho na composição deste alimento. Os benefícios que ele pode proporcionar são:

  • Nutricionais;
  • Higiênicas (ajuda a combater o mau hálito e tártaro);
  • Ricos em cálcio e proteínas (voltado para filhotes);
  • Textura macia e fácil digestão (pets mais velhos).

Em casos de o pet sofrer obesidade, o ideal é optar por petiscos lights, dos quais possuem menos calorias e gorduras. São produtos fabricados justamente para animais com sobrepeso ou obesos, pois as tradicionais são ricas em valor calórico.

Vale lembrar que usar os petiscos como recurso de adestramento de cães como recompensa também é válido desde que seja de boa qualidade.

Existem alguns donos de pets que optam por uma alimentação mais natural, para eles, há opções de preparar petiscos caseiros utilizando frutas e legumes, pois são alimentos frescos que mantém a guloseima saborosa.

Evite dar ao seu pet: alimento temperado, salgado, adoçado ou frito, pois são prejudiciais ao sistema do cachorro. Doces com corantes e quaisquer aditivos químicos também não são recomendados.

Outros alimentos para evitar são: chocolate, abacate, frutas cítricas, biscoitos, produtos industrializados, entre outros.  Opte por uma alimentação balanceada e com os nutrientes necessários, busque auxílio de um profissional.

 

Conheça as atividades ideais para o seu cachorro
Classificado como: