Encontrar frutas que os cachorros podem comer faz parte da rotina de muitos tutores, que visam à saúde de seu animalzinho.
E, por mais que muitas pessoas acreditem que os cães podem comer o mesmo que nós seres humanos comemos, isto não é verdade.
Para evitar possíveis prejuízos, é fundamental conhecer os alimentos liberados e os que não são, e por esse motivo produzimos este material.
Aqui você verá tudo que deve evitar e o que pode oferecer ao seu cãozinho, então continue a leitura!
Por que é importante se atentar ao que oferecemos aos cães?
É muito provável que, ao conversar com um leigo sobre o assunto “alimentação de cães”, você ouça que os animais podem comer tudo aquilo que comemos.
No entanto, esta não é uma verdade, e pode até mesmo ser uma prática altamente prejudicial à saúde e ao bem estar do animal.
Quando falamos em fruta é que o debate fica maior, já que se acredita popularmente que por serem alimentos naturais, as frutas não farão mal aos bichos.
No entanto, existem algumas frutas que possuem substâncias tóxicas ao aparelho gastrointestinal dos cachorros, gerando diarreias, vômitos e até mesmo problemas mais graves.
Evitar estes alimentos é fundamental para garantir a saúde do seu cãozinho, por isso, vamos conhecer quais frutas podem, e quais não podem ser oferecidas. Confira!
Cachorro pode comer caqui?
O caqui é uma fruta bastante saborosa, o que pode acabar gerando muito interesse por parte dos cachorros.
E, a boa notícia é que cachorro pode comer o caqui, visto que o fruto em si não possui qualquer substância nociva aos cachorros.
No entanto, lembre-se de retirar todos os caroços, já que estes podem causar problemas.
O único cuidado que devemos ter ao oferecer este tipo de alimento é a quantidade, já que as frutas não podem ser a base da alimentação dos cães.
Por possuírem açúcares, é fundamental ter cuidado com a quantidade oferecida, a fim de que o cão não venha a ter enjoos ou quaisquer problemas do gênero.
Outro ponto que merece bastante atenção na ingestão do caqui é com a higiene bucal, já que por ser um fruto bastante macio, alguns pedaços podem ficar entre os dentes, trazendo prejuízos para o cão.
No entanto, desde que se tenha o cuidado adequado e a quantidade ser moderada, não há nenhum problema em seu amiguinho comer o caqui!
Quais frutas os cães podem comer?
Como vimos acima, o caqui é uma fruta muito boa para oferecer aos cães, podendo trazer diversas vitaminas e nutrientes benéficos.
Mas você sabia que o caqui não é a única fruta permitida aos cães? É exatamente isso: você pode oferecer diversas outras opções!
No entanto, como já falamos anteriormente, é fundamental entender que não é todo tipo de fruta que pode ser oferecido, já que algumas podem ser prejudiciais.
Os benefícios de incluir frutas na dieta do seu cão são vários, e dentre eles podemos citar a melhora na digestão, boa fonte de vitaminas, além de deixar o animal mais calmo e satisfeito.
Frutas que os cães podem comer
Vamos agora conferir quais são as frutas que podem ser oferecidas ao seu cachorro:
- Banana;
- Figo;
- Ameixa;
- Goiaba;
- Melão;
- Morango;
- Melancia;
- Caju;
- Entre outras.
Lembre-se sempre de lavar bem as frutas antes de dar ao seu bichinho, além de remover qualquer tipo de caroço ou semente, pois podem gerar engasgos.
Que frutas não posso oferecer ao meu cachorro?
Até o momento, você já ouviu bastante que não podemos dar qualquer fruta aos cães, e que é fundamental conhecer os tipos proibidos.
Por mais que seja chato negar um pedacinho de fruta ao seu amigo de quatro patas, lembre-se que isto é para o bem dele.
Algumas frutas têm em sua composição natural algumas substâncias tóxicas aos cães, que podem até gerar danos em seu aparelho digestivo.
Vamos agora conhecer algumas destas frutas, além de alguns alimentos que nunca devem ser oferecidos.
- Uva;
- Frutas cítricas;
- Abacate;
- Mamão;
- Coco;
- Maçã;
- Pera;
- Entre outras.
Além destas frutas, existem alguns alimentos que não devem ser dados aos cães, como alho, cebola, chocolate e alguns outros.
Então, agora que sabe como organizar a alimentação de seu cãozinho, ofereça a eles algumas frutas, e certamente será um momento de muita alegria!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.