Os animais são uma grande felicidade para as pessoas, despertam na gente o sentimento de cuidado, amor, carinho, e principalmente, de felicidade. No entanto, para que nossos amigos pets estejam compartilhando os melhores momentos da vida conosco é de grande importância saber lidar com sua saúde.
Os gatos, por exemplo, são animais bastante complexos e que despertam ódios e paixões, porém, a convivência com eles é muito gratificante.
Deste modo, é muito importante saber como cuidar de gato filhote, adulto e idoso para que problemas de saúde não os venha afetar.
Ter um gato é uma experiência única e gratificante, e uma convivência longa, já que os gatos possuem uma estimativa de vida entre 15 a 20 anos.
Por isso, que é muito importante atentar-se para os diversos pontos do cuidado com esses animais como:
- Atenção;
- Alimentação;
- Carinho;
- Paciência.
Neste breve artigo abordaremos os muitos elementos e ações que devem ser levados em consideração para manter a saúde do seu gato em dia e para que a convivência seja agradável e muito saudável.
Os cuidados vão desde a consulta periódica a clinica saúde animal até organizar a casa para melhor atendê-los.
Os pilares do bem-estar felino
Existem alguns aspectos que são muito importantes para garantir o bem-estar felino, e que aqui chamaremos de pilares para o bem-estar do seu gato.
Abaixo falaremos sobre quais são esses pilares e qual a importância deles.
1. Crie locais seguros para a saúde
Por conta dos seus instintos os gatos gostam de procurar locais dentro da casa onde eles se sintam seguros, e isso por vários motivos, para descansar, esconder-se e até mesmo brincar.
E existem vários locais que você pode disponibilizar como debaixo da cama, caixas de papelão ou plataformas altas.
Permita também o acesso as divisões da casa, para que ele se sinta seguro.
2. Leve sempre ao veterinário
Fazer os exames laboratoriais para gatos é fundamental para que o gato tenha uma boa vida e consequentemente gera um bem-estar.
Esses exames permitem identificar se tudo está certo com a saúde do seu gato ou se precisa de encaminhamento para alguma especialidade.
3. Proporcione momentos que estimulem o comportamento predatório
Os felinos são animais predatórios e por estarem em ambiente doméstico, muitas vezes não consegue expor esse lado o que faz com que ele se estresse, podendo ter comportamentos muito agressivos.
A dica aqui é fazer sempre brincadeiras de estimulação física e mental para que o comportamento predatório possa ser estimulado.
Quando o gato estimula esse lado, este fica mais tranquilo e saudável. Essa estimulação pode ser feito com comedouros “quebra-cabeça” e brinquedos interativos.
Esses são alguns pilares do bem-estar felino. No tópico abaixo falaremos de outros cuidados importantes e que ajudam os gatos a terem saúde, como a realização de exames de sangue e cuidados com a alimentação.
Outros cuidados com a saúde dos gatos
Existem outros cuidados que ajudam e muito os gatos a terem uma boa vida e uma boa saúde. Uma delas é o cuidado com a alimentação dos felinos. Ela sempre precisa estar à disposição, e a ração deve ser específica para gatos.
A água deve ser sempre servida em abundância e também em recipientes largos.
Outro cuidado que é veterinário, porém, fundamental é a vacina e a retirada de parasitas, como vermes, do seu gato.
As vacinas são contra diversas doenças, como respiratórias e raiva, e a retirada de parasitas externos, como os carrapatos, deve ser feito pelo menos 4 vezes no ano.
É importante também levar seus pets felinos para banho e tosa de gatos, para evitar que os pelos fiquem embaraçados. Uma forma de cuidar dos pelos também é escová-los frequentemente, evitando a formação de bolas de pelo.
A escovação deve ser feita entre 2 a 3 vezes por semana. Caso ocorra formação de bola de pelo, há rações especiais e até mesmo medicamentos, que são dados por prescrição veterinária para evitar problemas.
Portanto, os gatos são animais que demandam cuidados especiais, e somente a atenção a esses detalhes que garantirá uma boa qualidade de vida para eles.
Lembre-se, sempre dê atenção aos procedimentos veterinários, como as vacinas, exames de sangue, ultrassonografia gato.
Também é fundamental prestar atenção em aspectos como brincadeiras, diversão e uma boa alimentação, somente assim, haverá a possibilidade de uma boa vida felina.