Grande parte da população mundial possui animais de estimação que são verdadeiros companheiros e fazem parte da família.
Por isso, os donos dos bichos querem sempre o melhor para eles comprando rações, brinquedos e mais itens necessários de alta qualidade para o cuidado com os pets.
É importante que essas aquisições sejam livres de qualquer elemento que possa trazer riscos para o animal.
Nesse sentido, com a saúde não é diferente, sendo, inclusive, mais importante. Por isso, manter todos os cuidados em dia, realizar exames e medicações em caso de necessidade é fundamental para que fiquem saudáveis.
Mas em alguns momentos da vida dos bichos, principalmente cachorro e gato, que são os mais comuns de se criar em casa, acontecem situações de alerta e que precisam de uma ação rápida.
A emergência animal se refere a todo e qualquer problema que o pet apresenta, podendo ser falta de ar, sangramento e muitos outros sintomas.
Desse modo, é importante ter profissionais qualificados para detectar o problema a tempo e elaborar uma forma eficiente para lidar com isso e resolver rapidamente a questão, isso sem prejudicar o animal e diminuindo ao máximo seu sofrimento.
Neste sentido, quando ocorre essas situações, o dono do bicho deve procurar imediatamente por uma clinica veterinária que deve estar capacitada e de prontidão para atendê-los da melhor forma.
Existem, inclusive, clínicas com funcionamento 24 horas por dia, já que não é possível saber com exatidão quando pode ocorrer uma emergência. Sabendo disso, esses locais se mantém à disposição sempre, pois sua prioridade é o bem-estar dos animais.
Como o banho e tosa podem ajudar na saúde dos pets
Por muito tempo se pensou que o banho e tosa gato e cachorro era algo puramente higiênico e estético, mas vai muito além disso.
Os pets estão presentes dentro das casas das pessoas, então é óbvio que mantê-los limpos é importante para que o ambiente também esteja limpo.
Mas eles têm ainda um contato direto e pessoal com as pessoas, por isso precisam estar com a saúde perfeita para não transmitir doenças.
Entretanto, é importante se atentar ao profissional escolhido para realizar a tarefa de dar banho e tosar os animais.
Existem muitos estabelecimentos que fazem esse trabalho, mas o ideal é o que possua colaboradores treinados e com experiência no cuidado com os bichos.
Desse modo, é possível garantir que o processo seja confortável e eficaz, conseguindo se beneficiar da tosa por meio dos seguintes itens:
- Ajuda a prevenir doenças na pele;
- Retirada dos pelos contaminados por bactérias ou fungos;
- As feridas presentes no corpo do animal ficam mais fáceis de serem detectadas;
- Proporciona um crescimento mais bonito e saudável dos pelos.
Alternativas para ajudar os proprietários a cuidarem dos animais
Com a correria do dia a dia, trabalho, viagens e muitos outros compromissos, as pessoas acabam não tendo tempo suficiente para cuidarem de seus pets e não querem deixá-los sozinhos por um período muito longo.
E, pensando nisso, surgiu o day care cachorro e gato, que são locais especiais que os animais podem passar o dia.
De modo geral, possui uma estrutura completa com brinquedos, áreas ao ar livre e locais para que possam brincar com outros animais.
Neste local, o animal terá um tratamento personalizado, receberá os cuidados necessários para que não se sinta só e, no final do dia, seu dono pode buscá-lo e levá-lo para casa.
Há também algumas empresas que desenvolvem este trabalho de forma mais prolongada, ou seja, se a pessoas precisarem se ausentar por alguns dias, elas podem colocar seu cachorro ou gato em um hotel e pegá-lo na volta.
São espaços totalmente indicados e certificados, os profissionais são competentes e apaixonados pelos bichos, o que garante que eles sejam bem tratados e o dono pode ficar tranquilo em relação a isso.
Afinal, esses pets são fundamentais na vida das pessoas e elas prezam muito por mantê-los a salvo e longe de qualquer problema.
Por isso, na hora de escolher a clínica veterinária, contratar um profissional para dar banho e tosa ou, até mesmo, selecionar o ambiente que o animal passará boa parte do tempo, é preciso pesquisar bem, avaliando todos os requisitos apresentados.