estimação

A experiência em ter um pelo menos um animal de estimação é inexplicável para algumas pessoas, enquanto para outras, há centenas de justificativas que reforçam a necessidade de companheirismo, afeto, brincadeiras e responsabilidade. Muita responsabilidade.

Por isso, quando uma pessoa ou mesmo uma família, decide adotar um animal de estimação na rotina doméstica, é preciso ficar atento às mudanças que todos irão sofrer.

Serão necessários muitos cuidados até que o bichinho se acostume com o novo lar, além da manutenção de limpeza e horários para alimentação.

É preciso saber que há algumas obrigações quando se adota um animal de estimação, e elas devem ser levadas a sério. Entre cuidar da limpeza do local e as vacinações obrigatórias, é preciso:

  • Levar para passear;
  • Manter uma alimentação equilibrada;
  • Visitar o veterinário periodicamente;
  • Definir um local para as necessidades.

O mercado de pets oferece escolas especializadas para adestramento de cães, por exemplo, que podem ensinar comportamentos específicos, como se portar diante de outros animais e truques que ajudam na hora do xixi e do cocô.

Até mesmo como forma de garantir proteção particular e por isso ladram quando percebem algum tipo de invasão ou uma situação inusitada.

Equipes preparadas para atendimento emergencial

Nos primeiros meses de vida de um animal, ele precisa tomar algumas vacinas específicas, contra raiva, e ao longo da vida, pode receber um tratamento contra pulgas e carrapatos, por meio de remédios e banhos semanais.

Muitas cidades contam com um hospital veterinário 24 horas, entre públicos e particulares, em que os animais são atendidos por profissionais preparados para aplicar injeções ou curativos, caso seja necessário.

Esses hospitais estão equipados com os mais diversos equipamentos, desenvolvidos para o atendimento de animais de estimação de pequeno, médio e grande porte.

Há espaços disponíveis para a internação de animais, que podem precisar de soro ou acompanhamento médico por um período determinado.

Entre máquinas e equipamentos de tecnologia avançada, até mesmo a tomografia veterinária já ocupa o espaço dentro desse ambientes, prontos para a verificação de todo o corpo do animal, quando necessário.

Cuidados rotineiros de saúde e beleza

As clínicas especializadas atendem os animais em situações de emergência, com possibilidades de tratamento de médio e longo prazo.

Para situações do dia a dia, profissionais da área de veterinária atendem em lojas especializadas, com fácil acesso a produtos como shampoo, escova para os pelos e alimentos que se ajustam à raça do animal de estimação, incluindo produtos que ajudam na limpeza dos dentes.

Uma loja de pet shop banho e tosa possui todos os equipamentos apropriados para a limpeza de cachorros e gatos, além de produtos para aves, répteis e outros tipos de animais de estimação.

Os profissionais que trabalham nesse espaço devem apresentar documentação comprovando o conhecimento técnico em limpeza animal e tosa de pelos.

Com uma variedade grande de porte de animais e os pelos entre curtos, médios e grandes, é preciso utilizar tesouras e escovas especiais.

Caso seja percebido alguma variação na pele do animal ou mesmo outros aspectos que demonstrem alguma doença ou variação de humor, os tutores devem ser avisados e encaminhar para que sejam realizados exames laboratoriais para cachorro ou gato em uma clínica veterinária.

Espaço apropriado para recepção animal de estimação

Os animais de estimação fazem parte da família e por isso, são tratados como iguais em muitas situações.

No caso de pessoas que adotam um animal mas precisam fazer viagens a trabalho ou mesmo de férias e o local não receba esse tipo de hóspede, é preciso fazer adaptações.

Ambientes apropriados funcionam como creche para cachorro, com espaços exclusivos para que os animais possam brincar e se divertir com outros animais, enquanto aguardam a chegada dos tutores.

São locais que possuem canis individuais, divididos por baias, para que os cães possam se adaptar aos cheiros e espaços em que podem compartilhar com outros bichinhos.

O tratamento como membro da família também se estende para as comemorações, como a data de aniversário em que se celebra com uma festa de cachorro e comidinhas preparadas especificamente para animais de estimação.

O tempo de vida de um animal é diferente dos seres humanos. Enquanto tartarugas e jabutis podem alcançar até uma centena de anos, cães e gatos possuem de 15 a 18 anos, quando devidamente cuidados.

Ainda assim, é uma experiência que faz toda a diferença para a evolução humana, que domesticou os animais há milhares de anos e até hoje são importantes para a sociedade.

É preciso oferecer muito carinho e diversão sempre que eles estiverem por perto, lembrando que a contribuição será amor e companheirismo em todos os momentos.

Mercado atende animal de estimação