Hoje em dia, com a atomização das famílias e com a correria cotidiana moderna, cada vez mais as pessoas estão optando por não terem filhos. As que decidem ter, acabam por escolher poucos.
Dentro desta ideia, se vê cada vez mais o crescimento da compra ou adoção de adultos filhotes de cachorro por parte das famílias.
Eles são cada vez mais escolhidos e tem ganho um papel de protagonismo nas residências.
O mercado de animais domésticos tem crescido muito.
Dentre serviços de banho, médico veterinário e acessórios se percebe que cada vez mais as famílias têm adotado os animaizinhos como verdadeiros membros da família.
São filhos também.
É justificável. Possuir animais de estimação é uma coisa ótima. Nos traz satisfação, alegria, companheirismo e dependendo da raça, até mesmo segurança.
Vejamos agora, neste texto, algumas dicas e opções para você que está cogitando adotar seu cão de estimação.
Como escolher a raça de cachorro?
Bom, para esta decisão, você deve levantar algumas indagações a si mesmo e para toda a família, já que existem muitos nomes de cachorro. Primeiramente, deve ser considerado as condições:
Condições de espaço para a criação do cachorro é algo importante a se pensar.
Você deve ter em mente que um cão feliz, é aquele que tem conforto em sua própria casa, se ele tem um bom espaço para circular, brincar e descansar.
Espaços apertados e confinados, são para os cães um tipo ruim de situação.
Além de ser considerado maus tratos, o deixar num espaço reduzido fará com que o cão desenvolva sintomas de depressão, obesidade e outras doenças provenientes disso.
Outro importante fator, é a condição financeira. Você não precisará gastar milhões, mas ter um cão de estimação despende gastos mensais.
Serão efetuados gastos provenientes de compra de ração, banho e tosa, remédios e veterinário, acessórios estéticos, brinquedos e por aí vai.
É necessário a ciência dos gastos para decidir a raça e qual padrão de tratamento você tem condição de oferecer ao cãozinho.
Por último, e não menos importante: qual função você espera do animal? Um cão pode desempenhar diversas funções.
Temos os cães de guarda, cães de companhia, cães de auxílio a deficientes e etc. Saber o objetivo que você irá requerer dele, ajudará a encontrar a raça de cachorro ideal pra você.
Vamos listar aqui, três diferentes raças de cachorro que são muito populares nas famílias brasileiras.
Shih Tzu
A raça é ideal para cidade. Eles se acostumam muito bem com a vida em apartamento e com os barulhos rotineiros da cidade.
Se dão bem com crianças e por serem pequenos e frágeis, são considerados cães de companhia e devem ser mantidos em casa, sempre junto aos donos.
Pug
Características semelhantes aos Shih Tzu, o Pug é ideal para o ambiente familiar. É dócil, carinhoso e muito companheiro.
São braquicéfalos por conta do focinho achatado, e podem despender um cuidado veterinário maior por conta disso e pelos olhos serem muito grandes e sensíveis.
É uma das raças de cachorro fofos que estão sendo muito escolhidos pelas famílias.
Golden Retriever
Esses, um pouco maiorzinhos, requerem um espaço também maior. Adoram uma brincadeira e são extremamente simpáticos.
Se dão muito bem com crianças e são ótimos cães para a companhia ou até mesmo para o auxílio de pessoas deficientes.
Apesar de se darem muito bem com a vida na cidade, os Goldens tem uma grande preferência por brincadeiras na natureza, como nadar em rios, correr na grama e etc.
Adoção
Uma das atitudes mais nobres é a doação de cachorro sem lar. O Brasil é um dos países que mais possuem cães de rua, muitos desses que se encontram abandonados e em situações complicadas.
Por isso, existem diversos abrigos e ONG’s que promovem a adoção de cachorro. De raça ou srd (sem raça definida), cães assim trarão enormes benefícios e facilitações à você e ao cão, como:
-
Economia financeira. Não há custo ao adotar;
-
Um lar para o cão abandonado;
-
Companhia e alegria a sua casa;
-
Cães srd demandam menor índices de gastos com veterinário.
Atitude nobre e moral. Milhões de cães esperam todos os dias por um novo dono e um lar. Dê isso a um deles.
Bom, é isso! Comprando ou adotando, tenha certeza que você estará fazendo um bem a si, a família e ao animal.
Bons momentos serão passados, como a escolha do nome de cachorro, levá-lo para passear, brincadeiras em casa… Memórias que ficarão pela vida toda. Adote um cão, e deixe ele te adotar!