As plantas sempre tiveram lugar garantido na maioria dos lares, mas de repente se tornaram febre até entre os mais jovens, que se orgulham de ser “pais de planta” e enchem as redes sociais com fotos de suculentas, cactos e samambaias.

Porém muita gente não se atenta ao perigo de manter algumas verdinhas em casa, já que existem plantas tóxicas para animais que podem, inclusive, ser fatais caso ingeridas.

Não pense que a possibilidade do cão ou gato mordiscar uma planta é rara! Diversos fatores podem levar a isso, como curiosidade, ansiedade e até desconforto gástrico. 

Os filhotes são mais propensos a cair nessa tentação, como forma de aliviar o incômodo dos dentinhos nascendo. 

Além da vacinação do cachorro estar em dia, é preciso ficar muito atento, pois como sua imunidade é mais baixa, o risco de intoxicação é ainda maior.

Mas você não precisa se livrar de todas as suas plantas caso tenha animais! Saiba quais são as verdinhas que devem ser evitadas para garantir a integridade do seu bichinho.

Quais são as plantas tóxicas para animais?

Belas, cheirosas e capazes de alegrar e refrescar o ambiente. 

Os benefícios de ter um pedacinho da natureza em casa são diversos, tanto para a saúde física quanto mental, mas cuidado para não prejudicar seus animais com as seguintes espécies:

  • Antúrio;
  • Azaleia;
  • Espada de São Jorge;
  • Comigo ninguém pode;
  • Manacá;
  • Espirradeira;
  • Lírio;
  • Tomate verde;
  • Palmeira-sagu;
  • Bico de papagaio;
  • Copo de leite;
  • Mamona.

Antúrio

Muito comum em jardins e vasos, possui oxalato de cálcio, que provoca sintomas como vômitos, diarréia, inchaço, asfixia, salivação e reações alérgicas, caso ingerido.

Azaleia 

Cães e gatos de menor porte são as principais vítimas dessa flor de cor chamativa, mas que possui andromedotoxina, uma substância que pode causar distúrbios digestivos e alterações cardíacas.

Espada de São Jorge

Algumas substâncias produzidas por essa planta provocam irritação da mucosa, que leva a dificuldades de movimentação e respiração, além de salivação excessiva.

Comigo ninguém pode

Linda, mas o nome já diz tudo! A ingestão dessa planta tóxica para animais pode causar inflamação, inchaço na língua, dificuldade para respirar, vômito e diarréia.

Manacá

O Manacá chama atenção pelas belas cores, mas é extremamente tóxico e pode provocar vômitos, rigidez, tremores musculares e convulsões.

Espirradeira

Uma das plantas tóxicas para animais mais perigosa, produz substâncias fatais até para seres humanos. 

Os sintomas da intoxicação por Espirradeira incluem dores abdominais, batimentos cardíacos acelerados, vertigem, vômito e, em casos extremos, pode levar a óbito. 

Lírio

É comum presentear alguém com lírios, mas é bom evitar caso a pessoa tenha animais em casa, pois a planta causa coceira na pele, irritação ocular, dificuldade para engolir e respirar, além de alterações renais e neurológicas.

Tomate verde

O tomate é figurinha carimbada nas hortas caseiras, mas quando verde produz uma toxina que provoca arritmia cardíaca, dificuldade de respirar, diarréia e vômito.

Palmeira-sagu

Essa planta ornamental é comum em jardins, mas quando ingerida pode levar a óbito, principalmente suas sementes. 

Os sintomas incluem vômito, diarréia, falta de coordenação motora, convulsões e coma.

Bico de papagaio

Entre as plantas tóxicas para animais, essa é uma das mais comuns em vasos decorativos devido às belas folhas vermelhas. 

O látex leitoso produzido por ela é perigoso até para seres humanos e provoca irritação, lacrimejamento, inchaço e dificuldade para enxergar, caso entre em contato com os olhos.

Copo de leite

Provoca irritação das mucosas, dor e edema da glote graças ao oxalato de cálcio e saponinas, substâncias altamente tóxicas para os bichinhos.

Mamona

Embora pareça óbvio que essa planta é tóxica, seu formato pode chamar atenção dos pets, principalmente filhotes. 

O contato e ingestão causam vômito, excesso de salivação, sensibilidade abdominal, desidratação, sangramento nas fezes e aumento da temperatura corporal. Para animais de pequeno porte, ela pode ser fatal.

Outras plantas tóxicas para animais, facilmente encontradas em casas e jardins são Jiboia, Costela de Adão, Folha da Fortuna, Primavera, Hortênsia, Coroa de Cristo, Alamanda, Palma de Ramos, Cartucheira e Violeta.

Por isso, atenção quando for comprar uma nova muda ou presentear alguém que tem pets em casa, pois os riscos são grandes!

Samambaia faz mal para os animais?

Especialmente para gatos, sim, a samambaia pode fazer mal caso ingerida. Mantê-la presa no alto pode minimizar as chances de contato, mas não se esqueça de que folhas e sementes podem cair – e até que seu bichano pode escalar.

Por via das dúvidas, é melhor evitar ou manter a sua samambaia em um espaço que o pet não acesse. 

O que fazer em caso de intoxicação?

Assim que perceber que o animal ingeriu ou teve contato com alguma planta tóxica, leve-o imediatamente ao médico veterinário, independentemente da quantidade ingerida ou se ele parece bem.

O organismo de cada animal é diferente e alguns sintomas podem demorar a se manifestar.

Não lave com água ou sabão e nem medique o pet por conta. O ideal é receber orientação profissional para saber como proceder, e seguir à risca o que o veterinário indicar.

Para equilibrar a convivência entre plantas e animais, mantenha os vasos em lugares altos ou crie um jardim vertical fora do alcance das quatro patas.

Ofereça brinquedos para filhotes morderem e mantenha uma rotina de exercícios físicos para reduzir a ansiedade e o estresse, fazendo com que seu pet tenha distrações suficientes e não se interesse pelas plantas.

Plantas tóxicas para animais: cuidado com seu pet!
Classificado como: