Existem muitas dúvidas sobre a melhor hora de levar o animal de estimação ao veterinário, pois muitos acreditam que isso só deve ser feito se ele estiver doente.
Entretanto, as clínicas veterinárias possuem muitas outras especialidades, do que só aquelas voltadas a emergências.
Um exemplo disso, são clínicas que oferecem fisioterapia para os pets, assim como exames de rotina e algumas até para melhorar o desempenho do animal, como é o caso de animais esportistas.
Motivos para passar o pet em uma consulta
Da mesma maneira que temos bons motivos para passar a catraca de acesso para academia, temos para levar o pet no veterinário.
O exemplo mais conhecido e também recorrente, é realmente em casos de emergência, nos quais apenas um profissional pode auxiliar.
Entretanto, caso o animal não esteja em estado emergencial, mas você reparou que seu comportamento mudou, como:
- Falta de apetite;
- Falta de energia;
- Agressividade;
- Alterações nas necessidades fisiológicas.
É importante que se consulte com um veterinário para descobrir qual é a real causa dessas mudanças.
Isto, ajudará a identificar enfermidades antes de seu agravamento, assim como é possível até mesmo impedir que outras ataquem o animal.
O que uma clínica precisa ter para ser confiável
O principal requisito que uma clínica deve conter é estar totalmente de acordo com a lei, para que seu funcionamento esteja regulamentado.
Assim como é muito importante que possua profissionais muito qualificados para atender em todas as pontas o seu animal de estimação.
Portanto, é preciso mais que a locação de espaço para armazenagem para provar que a clínica é realmente séria.
Outro ponto que pode ajudar muito na escolha é a avaliação de pessoas que já frequentaram o lugar.
Considerações finais
Portanto, partindo de tudo que foi mostrado aqui, é muito importante levar o animal de estimação com certa regularidade no veterinário, assim como quando perceber alterações no comportamento dele.