Os diferentes tipos de clínica veterinária tem se popularizado no país, fazendo com que a competição dentro desse setor ficasse muito mais acirrada, obrigando que os donos começassem a inovar nos seus serviços.
Com isso, eles passaram a oferecer um atendimento de mais qualidade e, principalmente, diversificando nos serviços já prestados.
Com foco não só no atendimento médico – que, como vamos ver, deve contar com extrema atenção e qualidade – mas também nos serviços de “pet shop” que pode, e devem, ser oferecidos pelas clínicas.
Desse modo, a empresa pode trazer confiança em praticamente todos os serviços prestados, a fim de atender uma parte maior do público.
Durante este artigo iremos abordar diversos aspectos que devem ter atenção nos serviços médicos prestados pela clínica quanto no atendimento de banho e tosa.
Quais atendimentos prestados em uma clínica veterinária?
Assim como um hospital comum, os profissionais da clínica veterinária realizam diversos procedimentos para cuidar da saúde dos animais.
Durante este artigo teremos foco maior em estudar esse ramo voltado para os cães, que possuem uma maior procura por clínicas dentro desse mercado.
Câncer canino
Sendo como um reflexo do quadro apresentado nos humanos, o câncer em cachorros tem aumentado gradativamente, se tornando uma doença comum e que tem evoluído bastante quando se trata de tratamentos efetivos para a doença.
O hospital veterinário do câncer tem sido um dos pioneiros no estudo sobre como essa doença afeta os animais que possuem uma estrutura óssea, molecular, muscular e de órgãos totalmente diferente dos humanos, necessitando de tratamentos específicos.
O câncer é basicamente uma doença que afeta diretamente a genética molecular e como as células se reproduzem e se renovam dentro do corpo, o câncer causa a degeneração dessas células, dificultando a sua reprodução e afetando as células próximas e, por conta disso, pode se propagar rapidamente.
Acidentes
Outro tipo de emergência canina muito comum são os acidentes que podem ser causados por diversos motivos, como:
- Quedas de escada;
- Velhice (causando cegueira, perda de equilíbrio e senso de distância);
- Atropelamentos;
- Engasgos e obstruções da via respiratória.
Além de muitos outros motivos, devemos sempre priorizar esses, pois a maioria deles pode acabar sendo fatal ou até mesmo prejudicar o animal a longo prazo, deixando sequelas e/ou causando um sofrimento demasiado para o animal.
Intoxicações e envenenamentos
É comum que os donos deem certa liberdade para seus animais, permitindo que saiam às vezes sem a companhia próxima, o que permite que eles comam certos objetivos que podem fazer mal, ou até mesmo algum tipo de veneno direcionado para pragas como ratos, baratas e etc.
As clínicas veterinárias devem estar sempre prontas para atender animais expostos a produtos potencialmente fatais, que afetam o sistema nervoso, muscular e podem causar sequelas.
A maior desafio é identificar a causa da intoxicação para abordá-la corretamente. Alguns venenos possuem antídotos, mas outras intoxicações são tratadas de maneiras diferentes. É aconselhável acompanhar de perto a recuperação dos animais.
Como confirmado, as clínicas veterinárias realizam uma variedade de atendimentos, desde procedimentos simples até os mais perigosos, que podem ameaçar a vida dos animais.
Por esse motivo, é necessário sempre procurar uma clínica com especialistas de plantão que conseguirão prestar um atendimento de qualidade e efetivo ao seu animal.
Serviços de banho e tosa
Após tratamentos abrangentes, o atendimento principal das clínicas, vamos explorar como o serviço de “pet shop” agrega valor e satisfaz os clientes.
Curso para aplicar o serviço
O curso de banho e tosa irá preparar o profissional com todos os requisitos necessários para cuidar do animal e, principalmente, acalmá-lo.
Dizer que cães não gostam de banho é clichê. Além do curso, o tosador aprende técnicas de tosa, shampoos, anti-pulgas e a lidar com temperamentos de raças.
Banho e tosa em cachorros
Cada animal requer um tipo de tratamento, no banho e tosa de cachorro, é crucial conhecer tosas por raça e cuidar da segurança.
Algumas raças podem ficar agressivas no banho. O tosador deve saber quais itens de segurança usar, como focinheiras.