O mercado do pet shop está em ligeira expansão no mercado brasileiro, e com isso vem uma série de inovações e transformações nos modelos de negócios.
Essas diferenciações podem ser vistas no imenso número de serviços oferecidos que vão desde o hotel para cachorro idoso até tratamentos alternativos.
No entanto, um dos negócios que mais vem chamando a atenção são os pet shop que por conta da demanda começaram a agregar em sua lista de serviços procedimentos que vão além do importante, porém, simples, banho e tosa.
São esses serviços neste ambiente que faz com que o mercado se aqueça. Muitos pet shop se integraram com clínicas veterinárias oferecendo cuidado e exames como ultrassom dental veterinário, exame de sangue e outros tipos.
Neste artigo abordaremos os serviços que estão sendo agregados neste espaço e que vem deixando esses modelos de negócios únicos e incríveis.
O mercado pet shop no Brasil
O mercado pet vem crescendo e se expandindo todos os anos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2013, cerca de 44,3% dos domicílios no país tinham ao menos um cachorro, o que significa aproximadamente 28,9 milhões de lares.
No ano de 2020, segundo o Instituto Pet Brasil (IPB), esse número aumentou e quase dobrou, tendo aproximadamente 132 milhões de pet em todo o país.
Por conta disso, os mentores ou donos querem dar uma boa vida a esses animais, como permitir a consulta periódica a clínica veterinária, brinquedinhos e boa alimentação.
Segundo o IPB, em 2019, o mercado animal fechou com faturamento de R$ 36,2 bilhões, um aumento de 5,4% em relação a 2018 que foi de R$ 34,4 bilhões.
Esses números permitiram até que empresas que não possuíam produtos pet em seu guarda chuva de produtos desenvolvessem produtos específicos para este público.
Assim, podemos falar que temos desde equipamentos eletrônicos de monitoramento, coleira anti latido e brinquedos pets diversos.
No entanto, um serviço que sempre está sendo usado é o dos pet shops. E não é a toa, por conta desses locais oferecem banho e tosa e estarem cuidado da saúde dos bichanos, a sua procura se tornou maior, o que obrigou esses espaços oferecem mais serviços para agregar valor.
Abaixo falaremos sobre esses serviços adicionais e que estão se tornando imprescindíveis para esses modelos de negócio.
Serviços de pet shop
Como falamos devido ao crescimento do mercado pet shop muitos serviços estão sendo oferecidos para agregar valor e que permite o cuidado maior com seu animal de estimação, que muitas vezes e o amigo fiel e que tem muito amor.
Conheceremos sobre alguns desses serviços.
1. Hotel pet
Os hotéis para animais de estimação vem crescendo e muito, principalmente, porque os donos podem necessitar viajar e precisam deixar o pet com alguém.
Os hotéis se tornam uma opção pois oferecem toda uma estrutura para eles ficarem o tempo que forem necessários além de um atendimento pet shop 24 horas.
2. Beleza e bem-estar
Além do banho e tosa que é um serviço essencial no pet shop, esses empreendimentos podem oferecer outros serviços de beleza e de bem-estar para os animais, como:
- Escovação e branqueamento de dentes;
- Sessões de acupuntura;
- Hidratação dos pelos;
- Pelagem com cauterização.
Deste modo, esses serviços agregam ao negócio, permitindo que os animais sejam mais bem cuidados.
3. Transporte
Levar o animal até o pet shop pode ser uma tarefa complicada para alguns donos e por vários motivos. Assim, o pet shop pode oferecer um serviço de banho e tosa taxi dog.
O taxi dog é um serviço de transporte que busca e leva os animais para as consultas médicas e banhos e tosas e depois são entregues novamente aos donos.
O serviço de transporte agrega muito ao negócio e também ao bem-estar dos animais que estarão sempre seguros. É um grande diferencial.
4. Adestramento
O serviço de adestramento é oferecido em alguns pet shops com parcerias com outras empresas e profissionais autônomos. Geralmente, o serviço é feito por indicação e há uma comissão em cima. É um serviço que vem sendo procurado em grande medida pelos donos.
Portanto, o mercado pet cresce e avança cada vez mais e os serviços diferenciados são necessários para criar uma clientela fiel e que confia nos mais diversos serviços, afinal, o objetivo de todos é tornar a vida de um pet mais saudável e feliz.