
Ao optar por ter um cachorro, ou qualquer outro pet de estimação, é necessário pensar em algumas necessidades que esses animais precisam para ter um espaço de vida confortável.
Quanto aos cães, é preciso pensar no espaço reservado para ele viver, brincar e interagir. Além disso, é preciso verificar a disponibilidade que o dono terá para passar um tempo com ele, realizando, dessa forma, todos os cuidados importantes e necessários para a sua saúde e o bem-estar.
Entretanto, como a maioria das pessoas possuem uma rotina agitada e com pouco tempo para contribuir com o planejamento e cuidados com esses pets – que, muitas vezes, são super importantes para a saúde e o bem-estar de seus donos.
Pensando nisso, há um grande investimento de empresas que focam em proporcionar conforto, saúde e bem-estar aos animais.
Uma das alternativas é a creche canina, que são instituições desenvolvidas para auxiliar nesse cuidado quando não há muito tempo para o dono ficar com o pet.
Sendo um espaço para o desenvolvimento e socialização dos animais, neste contexto, eles interagem com diversos outros cachorros que são divididos por tamanho, e submetidos a muitas dinâmicas que têm como objetivo o desenvolvimento deles.
De acordo com cada espaço, há a possibilidade de realizarem planos diários, semanais e, até mesmo, mensais. De forma geral, os pacotes incluem uma lista de atividades e benefícios aos cães, dentre elas há:
- Massagem;
- Fisioterapia;
- Acupuntura;
- Piscina.
Além desse serviço, também conhecido como day care, há o hotel para cachorros, que serve para quando os donos tiram ferias e não podem levar seus pets.
Como funcionam as creches?
A creche de cachorro promove o desenvolvidos dos animais por meio de diversas atividades e interações, tudo isso pode ser acompanhado em tempo real pelos donos, pois ao colocar os animais nesses locais é preciso ter a certeza que estão sendo bem tratados.
Para isso muitas dessas instituições oferecem o monitoramento em tempo real por meio de câmeras, vídeos e fotos que podem ser acessados pelos donos sempre que eles quiserem.
Além disso, nesses locais há duas metodologias para promover a interação e desenvolvimento das habilidades. Uma das técnicas é pelo porte do cachorro (pequeno, médio ou grande).
Complementando essa metodologia, há a analise comportamental, que verifica as características de cada pet levando em consideração:
- Idade;
- Energia que o animal apresenta;
- Grau de agressividade;
- Seu temperamento;
- Nível de iteração social.
Entretanto, para descobrir e acompanhar todas essas características, a creche promove um dia de adaptação e acompanhamento.
A equipe para cuidar do seu pet
Para que tudo seja realizado de forma correta e segura tanto às pessoas como para os animais, a equipe é formada por profissionais com habilidades diversificadas, que apresentam grande aptidão para trabalhar com esses animais.
Dentre os profissionais contratados, há adestrador, veterinário e demais pessoas com experiencia na atuação de creches caninas.
Dessa forma, é possível que ocorra um trabalho com os pets de forma segura e adequada, sem oferecer riscos a sua saúde e bem-estar físico, emocional e social.
Além disso, a equipe toda recebe um treinamento para que o espaço seja verificado e não apresente riscos à segurança e nem permita que pessoas não autorizadas entrem em contato com o animal e leve-os embora sem as devidas autorizações e cuidados.
Outra característica importante e presente na equipe, são os profissionais qualificados para atender as necessidades de cada animal, assim, caso haja, especificações e cuidados especiais indicados pelo hospital de cachorro ou qualquer outro profissional, essas necessidades são atendidas e respeitadas.
Saiba que os animais cada vez mais estão presentes em nossas residências. Cachorros e gatos são cada vez mais companheiros do dia-a-dia, e são considerados da família, por isso, durante a partida deles um ato de amor é fazer o funeral do animal.
Os benefícios das creches
Além de ser um ambiente seguro e confortável para que seu pet consiga passar bons momentos, a creche de cachorro proporciona ao animal:
- Maior socialização;
- Melhora comportamental;
- Mantem a forma e a saúde do animal;
- Cria bons hábitos.
A socialização ocorre por meio da interação com diferentes animais, cores e situações, o que o torna mais suscetível a mudanças e também diferentes pessoas e animais.
Por meio das dinâmicas e brincadeiras, o pet será educado e, assim, apresentará mais obediência e um comportamento menos agressivo ou intenso.
As atividades físicas são essenciais para manter o gasto de energia e também evitar doenças, como a obesidade e o sedentarismo dos pets.
Por intermédio de todas essas ações, o animal criará bons hábitos e costumes que refletirá diretamente em sua saúde e bem estar social.