Ter um pet é incrivelmente divertido, ele nos faz companhia, nos diverte, faz com que tenhamos ataques de fofura, enfim, uma vida mais divertida é uma vida com um animal de estimação.
No entanto, ter um pet é ter a responsabilidade com um ser vivo, e que precisa de cuidados para que tenha hábitos saudáveis também, como levar para realizar analises clinicas veterinaria, dar banho, brincar e outras ações.
Esse texto abordará quais são os hábitos saudáveis que precisamos ter com os nossos pets para que o cotidiano deles sejam saudáveis e que possam conviver conosco de forma feliz e com bem estar.
Cuidados para um pet saudável
Há inúmeras dicas para se ter um pet saudável, e todas elas garantem que seu animal de estimação seja bem cuidado e que assegure sua saúde.
Alimentação
O primeiro ponto para que seu animal tenha uma vida saudável é o cuidado com a alimentação. Cada etapa da vida dos animais possuem necessidades nutricionais específicas.
Os filhotes devem se alimentar com insumos preparados especialmente para eles até o seu crescimento, que varia de porte e raça.
Sempre se deve calcular a quantidade de comida que irá dar ao longo do dia, para isso, divida em porções e dê em intervalos medianos, sendo o mais comum entre 2 e 3 vezes ao dia.
Procure rações balanceadas, pois assim não será necessário o complemento com nenhum outro tipo de insumo. Com relação à água, deixe à vontade e a mais fresca sempre que possível.
Com os gatos a água deve ser levada mais a sério ainda, pois quando adultos podem desenvolver problemas urinários e então ter que fazer algum exame no laboratório veterinario.
Higiene de rotina
Quando falamos de higiene de rotina estamos nos referindo quase sempre aos banhos, pois, isso ajuda no zelo pela saúde do pet.
A frequência entre os banhos depende de cada raça. Enquanto uns precisam de banhos semanais, outros precisam de banhos mensais.
Mas, quase nunca é recomendado dar banhos com intervalos de tempo muito curtos, como duas vezes por semana, por exemplo. Caso isso aconteça seu pet corre mais o risco de adquirir alguma doença e ter que ir para um laboratório veterinário para gatos e cães.
O banho em tempos curtos só é permitido se o animal estiver fazendo tratamento recomendado pelo veterinário, pois pode causar problemas na pele e nos pelos.
Banhos nos filhotes precisam de um cuidado maior ainda, pois qualquer que for o erro, pode ocasionar problemas médicos.
É importante não levá-lo a lugares com outros animais antes de ter tomado todas as vacinas, pois pode adquirir doenças.
Para saber quando dar banho em seu pet filhote, consulte o veterinário que o acompanha. O primeiro banho pode ser em casa ou em casas de banho especializados em filhotes.
Essas casas de banho são como as especializações na cirurgia de pet como a cirurgia ortopedica veterinaria, muito comum feita nos gatos que pulam muito alto ou que caem de prédios.
Antes do banho com água pode-se optar pelo banho seco que limpa a pele e os pelos com produtos específicos, de modo que ocorra a limpeza sem a imersão.Para a higiene do seu pet em casa é preciso:
- Utilizar água morna;
- Separar utensílios como toalhas e escovas;
- Proteger ouvidos e olhos do animal contra o sabão;
- Usar produtos específicos para animais.
Em caso de banho em animais que passaram pela cirurgia veterinária cesária, o banho só é recomendado após os pontos terem sido cicatrizados.
Cuidados médicos para o pet
Por fim, um dos pontos principais para quem tem qualquer tipos de animal de estimação é o acompanhamento do veterinário.
E como nós humanos que precisamos de médicos de confiança, nossos animais de estimação precisam de um veterinário responsável, que ajuda nos exames de rotina e que aplique vacinas.
Ter um médico veterinário ajuda e muito a saúde do seu pet.
Além disso, é importante sair para brincar, tomar banhos de sol, e claro, sempre em locais seguros e com pouca passagem de veículos, pois, caso contrário seu pet pode sofrer um acidente e ter que ir correndo para a emergência para animais acidentados do seu veterinário.
Guiando-se por essas dicas você conseguirá ter um pet saudável e com muita vitalidade e que te acompanhará por longos bons anos.
Os cachorro e gatos são cada vez mais companheiros do nosso lar e fazem parte da nossa família, e na hora da sua despedida, fazer o funeral do seu pet, expressa um ato de amor e carinho.