Quem tem ou quem já teve animais de estimação sabe o quão grande é o sentimento criado por eles. Eles chegam inocentes e, dia após dia, um carinho vai crescendo de ambas as partes, a intimidade aumenta e quando se dá conta, tanto o animal quanto o dono simplesmente se entendem, percebem como está o humor de cada um e, num ato inconsciente, um afeto é oferecido. De um lado, o animalzinho fica aguardando o seu dono chegar, do outro, o dono fica ansioso para chegar em casa, abrir a porta e ser recebido com tanta expectativa pelo seu amigo.
As rotinas começam a ser programadas conforme a necessidade desse membro tão dependente. E estar longe dele parece um pouco incômodo, queremos carregá-los para todo o canto. Os empreendedores, ou simplesmente adoradores de animais, têm nos ajudado com isso, inventando cadeirinha e cinto de segurança de cachorro para carros, bolsa de passeio para gatos, coleiras e até sapato para que eles não queimem as patinhas.
Mas se a viagem for longa, como transportaremos nossos animais?
Primeiramente, deve-se fazer um estudo das leis existentes para cada caso: se a viagem será feita de automóveis, avião, navio ou trem.
Geralmente, os documentos necessários para viajar com seu animal de estimação são: um atestado de sanidade animal, certificação de vacinação, apresentação de alguns documentos como o Guia de Transporte Animal (GTA) e para viagens internacionais é exigido o Certificado Zoosanitário Internacional (CZI). Ambos o GTA e o CZI podem ser emitidos gratuitamente pelos postos do Ministério da Agricultura.
Lembrando que isso pode variar conforme cada país e cada empresa pode possuir exigências diferentes.
O segundo passo a seguir são as normas de segurança para o transporte de animais, que variam conforme o transporte utilizado, mas, em geral, todos exigem, ou permitem, o uso da caixa de transporte para animais. Cada caso poderá ter exceções e cada empresa poderá fazer exigências específicas:
- Aviões – geralmente, deve-se fazer uma reserva de no mínimo 48 horas de antecedência e o animal deve viajar dentro de recipiente à prova de fuga e vazamento. Há um custo extra para essa viagem;
- Ônibus – em geral, as empresas aceitam animais de pequeno porte, desde que estejam usando recipiente adequado, como por exemplo, o gato que usa a caixa de transporte para gatos;
- Navios – geralmente não permitem o embarque de animais;
- Trem – uso de container apropriado para o tipo de animal ou com coleira e focinheiras.
O uso dos acessórios pode promover diversos benefícios, tanto para os animais, quanto para o donos. Dentre esses benefícios é possível destacar alguns, como:
- Proteção contra lesões causadas por paradas ou desvios bruscos em casos de acidentes;
- Conforto ao animal e confiabilidade do dono no caso da bolsa de transporte para gatos, que também pode ser usada para cachorros pequenos em ônibus ou trem, podendo ser carregada no colo;
- Segurança aos outros passageiros;
- Asseguram de que o animal não irá fugir ou pular da janela;
- Garantem que o animal terá a ventilação necessária;
- No caso de viagem de avião, o animal fica em sua própria zona de conforto e não entra em atrito com os demais animais;
- As caixas ou gaiola para transporte de gatos ou cachorros são elaboradas para que sejam fáceis de carregar.
Cão de guia: um caso à parte
Os cães acompanhantes de pessoas que possuem algum tipo de deficiência, geralmente, não precisam seguir essas regras. Eles podem viajar dentro das cabines sem taxas extras, porém, a exigência de documentação é um pouco mais rigorosa por motivo de segurança.
Contudo, mesmo que burocrático e, algumas vezes, caro, o processo de transporte de animais é possível hoje em dia e você pode curtir a companhia do seu melhor amigo onde quiser. A variedade de acessórios é bem vasta e isso favorece o seu bichinho, porque você pode achar a melhor opção para a personalidade dele. São fáceis de encontrar, pois há pet shop em todo lugar, que, inclusive, acabam vendendo produtos de segunda mão como gaiolas, caixa de transporte para gatos usada, cinto de segurança em formato de colete para cachorros e muito mais.
E se sua decisão for não levar seu animal de estimação para a viagem, existem hotéis de cachorro e muitos profissionais apaixonados por animais que oferecem o serviço de cuidar dele na sua própria casa. Eles vão até lá, passeiam, dão banho e alimentam seu bichinho sendo ele o que for.